top of page

Saiba qual é a diferença entre gastrite e refluxo, e confira dicas de como se alimentar corretamente para se prevenir desses problemas

 

Refluxo é o retorno do alimento do estomago através do esôfago, e isso ocorre devido a uma falha no esfíncter esofágico. O alimento que ingerimos chega ao estomago através da faringe que é semelhante a um tubo muscular. A faringe é controlada basicamente por duas válvulas:  o esfíncter esofágico superior e esfíncter esofágico inferior. O primeiro controla a passagem do alimento até o esôfago e o segundo permite que o alimento chegue até o estômago.

 

O refluxo acontece quando o esfíncter não fecha após a passagem do alimento para o estômago. Essa falha possibilita que o conteúdo estomacal retorne através da faringe. Essa doença pode surgir devido a um processo inflamatório e evoluir para um quadro mais grave que é a esofagite de refluxo. A hérnia de hiato também é uma das causas que causa a doença do refluxo.

 

a gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago, cujas causas podem estar relacionadas a vários fatores. Alguns dos motivadores da gastrite são os seguintes: máalimentação, alguns tipos de medicamentos, problemas de cunho emocional, estresse  físico ou psíquico.

 

As gastrites podem ser:

- aguda: aparecimento súbito, evolução rápida e facilmente associadas a um agente causador como medicamentos, infecções e estresse psíquico ou físico.   - crônica: os sintomas são mais difíceis de serem detectados, e ela pode ser desencadeada por uma série de fatores somados entre si, como a bactéria Helicobacter pylori e até mesmo a bile que o fígado descarrega na porção inicial do intestino delgado.

 

Para aliviar os sintomas e cuidar do aparelho digestivo de forma geral é preciso  mudar alguns  hábitos, tanto em relação à alimentação quanto a forma de consumir os alimentos. O ideal é comer devagar e exercitar a boa mastigação. Comer pequenas porções de duas em duas horas, evitando longos períodos de jejum.

 

Os alimentos permitidos para quem tem gastrite ou refluxo são os seguintes: 

O Caldo de feijão e o  arroz desde que bem cozido.

Banana-maçã, goiaba, mamão, melão, pera, morango, pêssego, ameixa, caju, maçã, acerola, e caqui.

Farelo de trigo, gérmen de trigo, aveia e granola.

Queijo branco e magro, requeijão light, ricota, presunto de peru, frangodesfiado, e atum.

Carnes magras na chapa, grelhada, assada ou cozida. Saladas com legumes, verduras e grãos.

Pão francês sem miolo, ou uma  fatia de pão integral ou de centeio. Leite de soja, com ou sem sabor ou  leite desnatado.

Sagu, gelatina, manjar, pudim, cremes, frutas secas.

Salada de frutas, podendo acrescentar mel ou açúcar mascavo.

Sintomas de ambas as doenças

 

Refluxo: Quando a pessoa tem refluxo, esse esfíncter esofágico fica relaxado (ou seja, aberto, não se fecha depois que o alimento passa para o estômago) e ai ocorre o retorno do conteúdo estomacal. A doença do refluxo pode ocorrer devida uma inflamação e ai o quadro agrava-se para esofagite de refluxo.

Uma das principais causas da doença do refluxo é a hérnia de hiato. 

 

 

Gastrite: é uma inflamação da mucosa do estômago, que pode ser desencadeada por questões emocionais, ansiedade, estresse e má alimentação.

contato
Telefone 085-9619-4872

lactodiet@gmail.com

HORÁRIO

Seg – Sex  6h00 - 9h00

Sab  7h00 - 21h00

Dom  7h00 - 19h00

ENDEREÇO

Av.Tchau lactose esquina com a rua Nao mais açucar

  • Facebook Grunge
  • Twitter Grunge
  • Instagram Grunge
SIGA

© 2023 por LactoDiet. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page