

LactoDiet
Sobremesas diet e Sobremesas sem Lactose
Alimentos saudáveis para pacientes com doença renal
Uma alimentação adequada deve ser completa, variada e equilibrada, respeitando as recomendações para uma alimentação saudável. Saber como comer permite ao indivíduo fazer as melhores opções, de modo a melhorar o seu estado de saúde, prevenindo ou tratando doenças.
Conhecer a constituição dos alimentos é um fator de máxima importância. Estes são constituídos pelos seguintes Macro-nutrientes: Hidratos de Carbono, Lípidos, Proteínas e Micro-nutrientes.
Maçãs
Uma maçã média com a pele = 0 de sódio, 158 mg de potássio, 10 mg de fósforo.
As maçãs são conhecidas por reduzir o colesterol, evitar a obstipação, a protecção contra a doença cardíaca e reduzir o risco de cancro. Ricas em fibras e anti-inflamatório compostos, uma maçã por dia pode realmente manter o médico longe. Boa notícia para as pessoas com doença renal que já têm a sua quota de consultas médicas.
A maça é a grande vencedora da dieta renal. Com maçãs versáteis, pode comê-las cruas, fazer maçãs assadas, maçãs guisadas, transformá-las em molho de maçã, ou usar numa sobremesa, como torta de maçã ou um bolo de maçã. Também pode bebe-las como sumo de maçã ou cidra de maçã.
Azeite de oliva
1 colher de sopa de óleo de oliva = menos de 1 mg de sódio , menos de 1 mg de potássio, 0 mg de fósforo.
O azeite é uma grande fonte de ácido oleico, um ácido graxo anti-inflamatório. A gordura monoinsaturada do azeite protege contra a oxidação. O azeite é rico em compostos antioxidantes e polfenóis que previnem a inflamação e oxidação.
Estudos mostram que populações que utilizam grandes quantidades de azeite em vez de outros óleos têm taxas mais baixas de doenças cardíacas e cancro.
Comprar azeite virgem ou extra virgem, porque eles são mais elevados em antioxidantes. Use azeite de oliva para fazer molho para salada, na culinária, para mergulhar o pão ou para marinar vegetais.
Uma dica é fazer os alimentos como frango e carne na frigideira com um pouco de azeite para ajudar no gosto e na saúde do paciente.
Uvas vermelhas
1/2 chávena de uvas vermelhas = 1 mg de sódio, 88 mg de potássio, 4 mg de fósforo.
As uvas vermelhas contêm vários flavonóides que lhes dão sua cor avermelhada. Os flavonóides ajudam a proteger contra a doença cardíaca, evitando a oxidação e a redução da formação de coágulos sanguíneos. Resveratrol, um flavonóide encontrado nas uvas, também pode estimular a produção de óxido nítrico, que ajuda a relaxar as células musculares dos vasos sanguíneos para aumentar o fluxo de sangue. Estes flavonóides também fornecem protecção contra o cancro e prevenir a inflamação . Fitoquímicos em uvas, vinho e sumo de uva têm sido extensivamente estudados desde a descoberta de que os franceses têm taxas muito mais baixas de doença cardíaca , apesar de uma dieta rica em gordura saturada.
Comprar uvas com pele vermelha ou roxa desde o seu teor de antocianinas é maior. Congelá-las para comer num lanche ou para saciar a sede para aqueles numa restrição de líquidos para a dieta de diálise. Adicionar uvas a uma salada de frutas ou a uma salada de frango.


